segunda-feira, 19 de março de 2012

RESENHA CRÍTICA :LARISSA MIYAZATO

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO EDUCAÇÃO INFANTIL E REGISTRO DE PRÁTICAS
Resenha elaborada por Larissa Alves Miyazato pós-graduanda do curso de Pós-Graduação Lato Senso Educação Infantil e suas Linguagens.

Dados da Obra:
LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registro de práticas. Coleção Docência em Formação. Série Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009.
            Considerado pela autora como um material de subsídio para uma formação contínua, esta obra se destina a professores, estudantes e profissionais da área da educação. A obra é alicerçada em pesquisas e experiências de docentes especialistas que tem como prática o registro de informações acerca da produção dos alunos visando o acompanhamento de seu desenvolvimento acadêmico. Esta prática foi introduzida ao sistema educacional de ensino pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, 1996.
            Teagno apresenta a obra em quatro capítulos que elucidam a importância do registro como técnica de aprimoramento da qualidade do trabalho escolar a partir da observação e leitura da realidade.
O primeiro capítulo enfoca o conceito de registro e traz a visão de diversos autores sobre o assunto, numa interlocução que converge para a necessidade desta prática como um recurso explícito e concreto da organização do pensamento do professor, da sua prática pedagógica e do desempenho do aluno, itens necessários para uma reflexão e avaliação do processo de aprendizagem, como também serve de parâmetro para tomada de decisões, devendo ser, portanto, um instrumento metodológico inerente ao planejamento.
            No segundo capítulo a autora tece uma relação entre registro e memória em duplo movimento: o registro das práticas observadas na Educação Infantil ao longo dos tempos que serve como documento sistemático de mudanças e conquistas nesta etapa de escolarização, e o da prática docente que reafirma a necessidade do registro como mensurador de ações por meio da análise e levantamento de hipóteses que o instrumento oferece. Estes dados são apresentados dentro de uma perspectiva histórica acerca da Educação Infantil e do acesso da autora a textos, diários e documentos utilizados como registro na pré-escola que vão desde relatórios das produções em sala de aula, jogos no parquinho, até os atendimentos médicos, sendo estes dados importantes para o acompanhamento integral do aluno.
            O terceiro capítulo apresenta o registro como um arquivo em que o professor deve recorrer para realizar seu trabalho. Neste arquivo, que também é sua memória, sua história docente, ele encontra material e diversos elementos que o auxiliam no seu planejamento diário servindo de base para novas atuações. A autora enfatiza a importância do registro como um instrumento de desenvolvimento profissional e melhoria da qualidade de ensino por meio de uma ação docente embasada na observação e leitura da realidade do aluno.
Ainda neste capítulo são demonstrados alguns roteiros de registro como os cadernos diários e os portfólios que trazem a estrutura de um documento que registra não somente os passos pedagógicos que envolvem a prática de sala de aula, mas também as reflexões e sentimentos do professor acerca de sua atuação, explicitando dúvidas, sugestões e dificuldades, dando voz aquele que é agente dentro do processo educacional. Neste sentido, o registro cumpre sua função de norteador de ações, pois permite que o professor visualize e acompanhe o desenvolvimento não somente do aluno, mas também a sua própria evolução dentro do processo de aprendizagem. Os portfólios em especial, marcam uma prática voltada para o estudo e construção de projetos, com objetivos e metas pré-definidas. Neste caso, o registro deve se fazer presente antes e depois da atividade proposta.
No último capítulo, a autora traz uma reflexão sobre os pontos principais da obra e aponta o aspecto social do registro onde o desenvolvimento dos professores deve estar articulado com as escolas e seus projetos para que a mudança ocorra num sentido coletivo e que a melhoria da educação ocorra de fato por meio de uma prática pedagógica consciente, reflexiva e atenta as necessidades educacionais atuais. Isto só ocorre quando se tem relatos de experiências que servem como um norteador de ações.
 
Análise crítica
            A obra elucida pontos importantes para a melhoria da qualidade de ensino enfocando a técnica do registro como uma prática docente diária que serve de ponte entre aquilo que é realizado e as futuras ações do professor, pois um dos objetivos do relatório é proporcionar reflexão e adequação de comportamento por meio da análise dos avanços e das dificuldades apresentadas pelos alunos.
Teagno apresenta ao leitor uma perspectiva histórica acerca dos registros realizados na Educação Infantil e mostra as mudanças ocorridas no mesmo ao longo dos tempos. Enfatiza a importância deste instrumento para a reestruturação de uma profissionalidade permitindo que o processo educativo fosse percebido de uma forma mais ampla e abrangente.
Por trazer informações de cunho histórico, serve como fonte de pesquisas e de fundamentação tanto para trabalhos acadêmicos quanto para professores que desejam ampliar seus conhecimentos acerca do registro e suas técnicas. É uma obra que prende o leitor por conter uma linguagem agradável e acessível sendo recomendado para todos aqueles que têm como meta construir uma educação de qualidade e que considera a peculiaridade de seu alunado, e neste aspecto, o registro diário permite uma leitura da realidade, norteando assim, uma aprendizagem contextualizada, que faça sentido para todos os envolvidos no processo. Por estes e outros aspectos apontados na obra, pode-se considerar que Teagno corrobora com a opinião de Paulo Freire que considera que:
Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e suas circunstancias (FREIRE, 1983).
REFERÊNCIAS
LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registro de práticas. Coleção Docência em Formação. Série Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

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